Segunda, 02 de Agosto de 2021 15:16
Geral Someleria

Cervejas de inverno

Conheça estilos e marcas que combinam com a época do ano

21/07/2021 19h10
49
Por: Alphaville Notícias Fonte: Redação AN
Saiba como escolher cervejas para o inverno
Saiba como escolher cervejas para o inverno

Existem tipos de cervejas específicos para o inverno e épocas frias? As pessoas tendem a separar estilos para o verão e inverno. Essa história começou com a Kaiser Bock, lançada em estações climáticas mais baixas. Assim, nasceu o senso comum de que o pilsen é o estilo do verão (em grandes quantidades, para matar o calor). No inverno, em compensação, quando o consumo geralmente é menor, as cervejas mais bem aceitas são as encorpadas, com complexidade maior (para serem apreciadas mais devagar). 

Todas as cervejas são feitas para qualquer época do ano, dependendo da preferência do apreciador. Entretanto, no inverno, por ocorrer consumo menor, vale a pena investir mais. A escolha pode partir de estilos mais alcoólicos como o imperial stout (Wäls Petroleum é uma boa opção) e o old ale (indico a produzida de forma colaborativa entre as cervejarias Astucia, Rhara, SoHo e Dos Reis).

Outra possibilidade são as cervejas belgas, tradicionais, comparáveis com os vinhos: a quadrupel, a tripel e a dubbel (a Cervejaria Seu Tomé, de Sabará, possui uma tripel produzida com extrato da folha de figo. Parece que você está comendo o doce. Cerveja ideal para harmonizar com sobremesas. Em uma noite fria combina com fondue de frutas). Outra que vai bem com sobremesas a base de café e chocolate (tiramisù e mousse) é a Baden Baden chocolate que tem malte de trigo, cacau e baunilha na formula, assim como o estilo russian imperial stout.

As cervejas belgas são clássicas, recomendadas para consumir junto com queijos e também combinam com as temperaturas frias. Já o old ale é comparado ao bourbon (uísque clássico) e combina com charuto. Recomendo: Abadia das Gerais, estilo Dubbel (Nova Lima) e a Verace Oroboro, uma belgian dark strong (Nova Lima).

Para estes estilos, quanto mais quente melhor. A temperatura deve girar entre 6 e 8, chegando a 12 graus. Quanto mais alcóolica, maior a temperatura para se conseguir captar a complexidade dos sabores. Se você está despendendo um valor mais alto na cerveja, não vale a pena congelá-la. Quem trata a cerveja como hobby e aprofunda o conhecimento, já entende que é interessante apreciar ao máximo o sabor. Para isso, deve-se beber em temperaturas mais quentes. O hábito do “estupidamente gelado” foi criado, justamente, para esconder defeitos da cerveja.  

Outras que casam bem com a época do ano são as cervejas da Krug Bier, Remorso (russian imperial stout) e Sarcasmo (extra special bitter). Bem perto de Alphaville, a Vinil produz uma stout, a 78 rpm. Em Itabirito, no Distrito de Acuruí, a Uaimií – Cervejaria de Fazenda – produz a premiada Saint Hilaire (bière de garde) e a escura Uaimií Sout. Outras escuras recomendadas Köbes Dunkel (BH) e Loba Russian Imperial Stout (Santana). Por fim, apresento a Cervejaria Astúcia Bock e a Astúcia Bourbon Ale. As duas de Belo Horizonte, estilo maltado. A última é envelhecida um ano em barril de carvalho, adquirindo características de bourbon, apesar de ter um teor alcoólico.

Eduardo Aroeira, presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Minas Gerais

Nova Lima - MG
Atualizado às 14h54 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 11° Máx. 24°

23° Sensação
11 km/h Vento
42% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens