Quarta, 27 de Outubro de 2021 06:08
Geral Seu Direito

Estreia da Coluna Seu Direito apresenta orientações sobre FGTS

Qual momento é mais oportuno para trabalhadores buscarem direitos sobre índice de correção?

27/09/2021 14h27
27
Por: Alphaville Notícias Fonte: Rodrigo Diniz de Oliveira
FGTS: trabalhadores fazem as contas em relação ao índice de correção
FGTS: trabalhadores fazem as contas em relação ao índice de correção

Caros amigos e amigas leitores. Com inestimável alegria início esta coluna, apresentando tema que afetará a vida de milhões de pessoas: a correção do FGTS. A pauta está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

O FGTS é corrigido pela TR (Taxa Referencial), índice utilizado desde 1999. O principal motivo para que o STF se debruce sobre o assunto é o fato de a TR não corrigir a perda inflacionária, ou seja, os valores depositados nas contas vinculadas do FGTS sofrem uma defasagem em relação à inflação, ocasionando perda no crédito do trabalhador.

O julgamento estava previsto para 13 de maio de 2021. No entanto, a Corte suspendeu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5090) sem maiores constrangimentos, tendo em vista que a decisão favorável à troca do índice por outro que recomponha os valores defasados pela  inflação pode fazer a conta chegar à casa dos bilhões de impacto nos cofres públicos, com uma enxurrada de ações para se rever a perda inflacionária.

Também é preciso ter em mente que a decisão do Supremo (por abarcar o que o mundo jurídico chama de modulação dos efeitos) pode ter ou não limitação temporal. Dessa forma, nem todos os trabalhadores terão direito ao índice de correção.

Assim, procure seu advogado e reflita se este é o momento mais oportuno para pleitear seus direitos referentes à correção do FGTS ou se é melhor esperar a decisão da Corte, que, aliás, sabe-se lá quando colocará novamente o tema em pauta para votação.

Fique atento, busque seus direitos.

Rodrigo Diniz de Oliveira

Advogado e administrador de empresas

 

Nova Lima - MG
Atualizado às 05h59 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

18° Sensação
18.8 km/h Vento
80.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 18° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sexta (29/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas