Um dos pratos mais pedidos no Est! Est!! Est!!!, o carbonara, é uma das receitas mais conhecidas da culinária da Itália. Contudo, para agradar o paladar dos clientes mineiros foram necessárias algumas reformulações até que ele se tornasse o mais pedido na unidade Alphaville.
Simone Biondi, natural de San Benedetto del Tronto, na região de Marcas, é quem comanda a cozinha da casa italiana que conquistou os frequentadores da unidade no Centro Comercial de Alphaville.
“Foi um prato difícil de introduzir no gosto mineiro. Mas insistimos, fizemos adequações e hoje é um dos mais elogiados. Os mineiros gostam de sabores fortes como o da carne de porco. Esse prato é exatamente o que comemos lá em casa, na Itália. É o que minha avó fazia. A receita é dela”, conta orgulhoso.
Carbonara à la vovô do chef Simone
Para fazer a receita à carbonara, o chef utiliza gema de ovo caipira, queijo pecorino ― queijo de ovelha mais temperado e mais curado ― carne de guanciale (bochecha) e a massa fresca produzida no restaurante.
A iguaria pode ser harmonizada com alguns vinhos servidos pelo Est! Est!! Est!!!. “Entre as opções temos o vinho da lenda que dá nome ao restaurante. De cor amarelo-palha, a bebida tem notas de maçã e pouca acidez, e o Defuk Lazio I.C.P. Rosso, que é vermelho-rubi com aroma rico em notas frutadas e alcaçuz”, sugere o chef.
Um pouco da história
O carbonara ficou conhecido depois da segunda guerra mundial. A popularidade começou quando muitos italianos se alimentavam de ovos e toucinho fornecidos por governos aliados. Outra hipótese indica que o prato pode ter origem em Carbonia, um povoado a oeste da Itália, fruto da criatividade de um cozinheiro da época.