O serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Alphaville será regulado e fiscalizado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
O convênio assinado na Cidade Administrativa do governo de Minas nesta terça-feira, 22/3, e noticiado em primeira mão pelo Alphaville Notícias, terá validade mínima de cinco anos. Até então, a Samotracia era fiscalizada pelos órgãos ambientais da prefeitura de Nova Lima, conforme previsto no Decreto Municipal 2220/2004.
Contudo, os moradores de Alphaville, constantemente, enviam reclamações para o jornal sobre a atuação da concessionária do serviço público e a fiscalização municipal. A Arsae-MG é responsável pela fiscalização e regulação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O órgão regulador possui capacidade técnica para verificar o correto funcionamento da prestação de serviços.
De acordo com Gustavo Medeiros, chefe de gabinete da Arsae-MG, neste primeiro momento, caberá a Samotracia enviar os dados para que a agência entenda a realidade da prestação do serviço no condomínio. “Precisamos fazer um check-list, com as informações que serão os insumos básicos para nortear a atuação da Agência e auxiliar administração pública em uma regulação que traga resultados”, finaliza.