Está bem próximo, Pouco mais de 20 quilômetros (30 minutos) separam Alphaville de uma experiência incrível, de ficar hospedado na parte alta da Serra da Moeda, no meio da mata, isolado do mundo, mas integrado com a natureza e desfrutando de uma vista e experiências indescritíveis.
Tudo, absolutamente tudo na hospedaria Tipi da Serra é único e (até) inusitado. A começar pelo chalé, elaborado para integrar a natureza. A estrutura que foi montada em cima de uma grande rocha parece fazer parte dela desde sempre, tamanha a anatomia.
O chuveiro é instalado ao ar livre e propicia singular sensação de liberdade e, por incrível que pareça, de privacidade. A sauna ecológica é outro atrativo.
O local também abriga barraca construída no formato de cone e apoiada em troncos de eucalipto. Lonas especiais formam um visual diferenciado. Foi inspirada nas moradias dos antigos índios americanos, denominada Teppe. A cozinha ao ar livre e o ofurô de madeira são outras atrações deste espaço, que não tem nenhuma integração com a parte do chalé. Difícil encontrar tanta originalidade. No chalé ou na cabana há muito conforto: camas grandes, com travesseiros e edredons macios.
Sustentabilidade
A água é proveniente de nascente. A energia é solar. A lenha do fogão é colhida no terreno. A fossa funciona por evapotranspiração. Sustentabilidade é realmente praticada na Tipi. “Se o mundo parar, continuamos andando”, profetiza Adalberto Filho, proprietário da hospedaria que realiza reservas, exclusivamente, por meio da plataforma virtual Airbnb.
A área que abriga as duas hospedarias – chalé e barraca – é particular acessada por estrada de terra e com estacionamento privativo. Fauna e flora da região se incorporam às instalações, localizadas em reserva ambiental de quase 200 mil metros.
Para aqueles que não conseguem se desconectar, o sinal da internet sem fio é liberado. Alojar na Tipi da Serra é se aconchegar. É sentir o vento no rosto, visualizar o por do sol ou a lua como elas estivessem exclusivamente para você. É amanhecer entre as nuvens e sentir-se próximo às estrelas.
É fácil se inspirar, se apaixonar ou simplesmente deixar o tempo passar assistindo, do alto, as luzes da cidade de Brumadinho e exuberante da Serra do Vale do Paraopeba. Vale a pena ir. É inesquecível.