A Prefeitura de Nova Lima anunciou que serviços da administração municipal voltados ao cidadão poderão ser acessados por aplicativo a partir de abril de 2024. A inovação será possível devido à assinatura de contrato com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). Questões relacionadas a tributos e à zeladoria da cidade poderão ser requeridas pelo APP.
A gama de serviços oferecidos pelo ICI inclui soluções em implantação e conversão de dados, com fornecimento de sistemas diversos de atendimento ao cidadão, Cadastro Único, Gestão de Processos Judiciais, além do sistema de gestão em Educação.
De acordo com o prefeito João Marcelo Dieguez, a tecnologia vai fazer diferença na vida das pessoas, permitindo maior agilidade nos processos. Com a iniciativa, o cidadão poderá abrir e acompanhar demandas da palma da mão, de um smartphone, ou de um desktop, sem precisar se deslocar para atendimento presencial.
A Prefeitura de Nova Lima investirá R$ 37,6 milhões durante dois anos para a efetivação dos serviços, permitindo que os moradores do município tenham cada vez mais facilidade em acessar os serviços da Prefeitura, em todas as áreas.
Para João Marcelo Dieguez, “cidades inteligentes são aquelas que conseguem alinhar avanços tecnológicos ao progresso socioeconômico e ambiental, com o auxílio de tecnologias digitais e disruptivas”.
O que é ICI
O ICI - Instituto das Cidades Inteligentes é uma instituição sem fins lucrativos com atuação em vários municípios do Brasil, referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública, com cases de diversas prefeituras do país, sobretudo em Curitiba, que é tida como a cidade mais inteligente do Brasil.
Em junho de 2022, o prefeito João Marcelo Dieguez realizou uma visita à sede do ICI, em Curitiba, quando teve a oportunidade de conhecer de perto as soluções oferecidas pela instituição.
Mín. 17° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 22°
Chuva