Nota na íntegra: A Vallourec reitera que o alagamento ocorrido na BR-040, na noite do dia 23 de janeiro de 2024, não teve relações com a operação da Mina Pau Branco. A Vallourec reitera que as estruturas da Mina Pau Branco são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Radares com capacidade de detectar movimentação milimétrica monitoram as estruturas e são supervisionadas continuamente por profissionais especializados. Importante salientar que durante o período da chuva nenhum registro de desvio foi detectado pelos sistemas de monitoramento.
O volume de chuva registrado na noite do dia 23 de janeiro foi controlado pelo Dique Lisa, que não apresentou nenhuma anormalidade, cumprindo a sua função de retenção de sedimento e controle de vazão de água pluvial. Tal fato foi evidenciado na manhã desta quinta-feira (24 de janeiro de 2024) após vistoria realizada nas infraestruturas da Mina Pau Branco.
Estiveram no local representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM); Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMAD); Polícia Militar Ambiental do Estado de Minas Gerais (PMMG); Polícia Rodoviária Federal; Corpo de Militar de Minas Gerais (CBMMG); Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM); Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER); Defesa Civil Estadual e Municipal de Nova Lima; Concessionária Via 040.
A Vallourec reafirma o seu compromisso com a segurança, o meio ambiente, a ética e a transparência em todas as suas ações, sempre atuando conforme legislação vigente e orientada pelos órgãos fiscalizadores e reguladores.
A Vallourec continua à disposição para demais esclarecimentos pelo 0800 002 0255. Ligação gratuita de qualquer aparelho (fixo ou celular).