Quinta, 23 de Setembro de 2021 21:28
Geral Someleria

Alphaville Notícias anuncia nova coluna na edição impressa

Alexandre Avellar, uma das maiores referências mundiais em charutos, é colunista AN

30/03/2021 11h04 Atualizada há 6 meses
125
Por: Alphaville Notícias Fonte: Redação AN
Coluna vai apresentar novidades aos amantes de charuto
Coluna vai apresentar novidades aos amantes de charuto

O jornal Alphaville Notícias anuncia, a partir desta edição, a presença constante de uma das maiores referências mundiais em charutos: Alexandre Avellar. A coluna Someleria – Charuto vai apresentar ao nosso leitor as principais novidades, informações e curiosidades para interessados neste sofisticado e fascinante mundo. Someleria será uma coluna fixa, que poderá variar assuntos referentes ao estilo de vida sofisticado.

Nosso colunista nesta temática é, acima de tudo, amante de charutos. É o único sul-americano vencedor do Prêmio Hombre Habano en Comunicación (maior reconhecimento que um profissional de comunicação pode ter no mundo dos charutos). É membro do júri do concurso Habanos World Challenge em Cuba e em outros países.

Nesta primeira participação, Alexandre Avellar fala sobre o aumento dos apreciadores de um bom charuto, fato que até pouco tempo era inimaginável no Brasil.

O país sempre foi grande exportador de tabaco, e a sua importância desde os tempos de colônia é patente, visto ser grande fonte de divisas. Um fato interessante de observar é que o brasão do Império, utilizado de 1822 a 1889, e o da República, de 1889 até os dias de hoje, apresentam um ramo de café em um lado e um ramo de tabaco no outro.

Mas o consumo dos charutos começou a cair no final da primeira metade do século XX, ao mesmo tempo em que o consumo de cigarros passou a aumentar. Isso levou a uma perda de consumidores, e a imagem do charuto passou a ficar cada vez mais estereotipada; prova disso é que, para muitos, o charuto era frequentemente associado aos mafiosos de filmes ou a políticos e megaempresários retratados nas novelas e outras produções.

Com a melhora do poder aquisitivo e a entrada de importados na década de 1990, as pessoas passaram a consumir artigos melhores, e isso se refletiu na busca de produtos de maior qualidade, principalmente do que estava ligado ao paladar. Novas marcas de cerveja, vinho e uísque, por exemplo, passaram a entrar no país, o que também provocou melhoria na indústria nacional.

A opção pelos charutos também começou a crescer a partir do momento em que as pessoas começaram a buscar o consumo de um tabaco de melhor qualidade, uma vez que os charutos não têm a adição de muitos químicos presentes nos cigarros. Outro ponto importante é que o perfil do usuário de charutos é totalmente diverso do de cigarros; é muitas vezes ligado a momentos de relaxamento e celebração.

Nas próximas colunas abordaremos temas interessantes relacionados aos charutos e daremos algumas dicas para quem começa a apreciá-los.

 

Nova Lima - MG
Atualizado às 20h44 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 30°

19° Sensação
26.8 km/h Vento
46.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas