O escritório Clarice de Abreu Arquitetura é comandado pela arquiteta e urbanista Clarice de Abreu, que possui ampla experiência em projetos residenciais, comerciais e corporativos para os mais diferentes públicos. Uma de suas áreas de estudo é a neuroarquitetura, que trata da união da neurociência com a arquitetura para mostrar como as pessoas reagem ao espaço onde estão, e ela utiliza essas técnicas para tornar cada projeto único e eficiente.
Clarice tem mais de 20 anos de experiência no mercado de Belo Horizonte e no interior do estado. O amplo portfólio inclui escritórios, lojas, cafés e outros estabelecimentos, assim como os projetos residenciais. Para ela, todo espaço causa um impacto nas pessoas e é preciso trabalhá-lo de acordo com a sua função, para obter o máximo de aproveitamento em seu objetivo, seja ele trabalhar ou descansar.
“Um pé direito duplo, por exemplo, levanta o olhar da gente, traz amplitude e causa a sensação de expansão. O sentir vem antes do pensar. Quando você entra em um local, primeiro sente e depois raciocina. A emoção que desejamos em uma casa é que as pessoas se sintam bem, sintam conforto e aconchego”, explica Clarice de Abreu.
Segundo a arquiteta, por outro lado, um pé direito mais baixo aumenta a concentração, logo é o ideal para escritórios e salas de reunião, pois deixa as pessoas mais focadas. Já nas casas, a fluidez é essencial e é melhor que os ambientes sejam utilizáveis e integrados. “A amplitude gera bem-estar e é sempre bom faze o contato visual com as outras áreas”, comenta.
Em um de seus últimos projetos, para a sede do escritório de advocacia Coimbra & Chaves, Clarice criou uma biblioteca toda de vidro, que se tornou o foco central do ambiente e deu uma nova vida à empresa na visão dos clientes, funcionários e visitantes.
Clarice está frequentemente no Alphaville, atuando em projetos. O mais recente é uma casa no Costa Laguna. O foco é ter uma área de convivência bastante ampla e agradável, que exalte os estímulos positivos, e para isso a arquiteta planejou utilizar porcelanatos, pedras naturais e muitas texturas diferentes. O paisagismo e a iluminação serão um destaque à parte, e o toque especial desta casa será um grande pórtico na entrada (veja foto).
“Meu objetivo não é apenas criar um espaço para se morar e sim criar um ambiente para melhorar a convivência das pessoas e sua qualidade de vida na rotina diária. Um dos melhores momentos é quando consigo transformar uma obra em um lar”, finaliza Clarice.
Redes sociais: @claricedeabreu_arquitetura