Quinta, 23 de Setembro de 2021 21:09
Geral Polêmica

“Não se resolvem problemas criando outro problema”*

Comida abandonada em ponto de ônibus de Alphaville gera mau cheiro e insetos

21/07/2021 19h00
31
Por: Alphaville Notícias Fonte: Redação AN

Após o perfil no Instagram @alphavillenoticias noticiar o abandono de rações para cães e gatos em pontos de ônibus na Avenida Princesa Diana, no condomínio Alphaville, o jornal recebeu diversas mensagens no direct de pessoas que elogiaram e de outras que criticaram a publicação.

Outrora, o caso já gerou polêmica em Alphaville. Há quem concorde com a forma de alimentar os animais, outros são contrários a iniciativa. Geralmente, as rações são  deixadas em vasilhame descartável de plástico, ao ar livre e em grande quantidade. 

Em pouco tempo o alimento se deteriora, vira alvo de moscas, de outros insetos e causa mau cheiro. A finalidade principal de um ponto de ônibus, que é de abrigar as pessoas, fica em segundo plano.

De acordo com a médica veterinária Mariana Beligoli, que atende na clínica VetMais, no Centro Comercial Alphaville, essa não é a melhor forma de alimentar os pets, já que com o tempo a comida passa a não ser saudável e pode colocar a saúde deles em risco.

“Quando os alimentos ficam expostos ocorre proliferação de bactérias e toxinas que causam danos ao trato gastrointestinal, provocando vômito e diarreia. Recomendo a instalação de comedouros e bebedouros em local apropriado, protegido da chuva e do sol”.

Atuação da AG

A Associação Geral tentou resolver a questão e instalou placas de conscientização nos locais onde as rações eram depositadas; contudo, algumas pessoas não concordaram com a iniciativa da AG, principalmente nas redes sociais.  

O deputado estadual Noraldino Junior (PSC), que se apresenta como defensor dos animais, encaminhou ofício à AG indicando que a iniciativa “vai ao encontro das práticas de maus-tratos”.

Diante disso, o jornal Alphaville Notícias o convidou para visitar o ponto de ônibus em meio às moscas, outros insetos e odor. Também propôs que o parlamentar contribuísse, de alguma forma, com uma solução que atendesse os animais de rua e a população. Até o fechamento da edição não recebemos retorno.

Opinião AN

Alimentar cães e gatos de rua é uma atitude nobre, mas não pode trazer consequências negativas para a saúde dos animais e para o bem viver das pessoas que frequentam o ponto para utilizar o transporte executivo e público.

No caso concreto, a nobreza da causa sobrepuja a realidade. O ato de alimentar os pets comunitários deve sobrevir de higienização do local. As pessoas, assim como os animais, merecem respeito. Não é razoável que os moradores e os prestadores de serviço do condomínio tenham que se abrigar em local sujo, malcheiroso e com insetos.

Por isso, o jornal Alphaville Notícias propõe (e está disposto a contribuir) que sejam instalados comedouros nos locais onde há demanda, conforme indicado pela médica veterinária.

 

Nova Lima - MG
Atualizado às 20h44 - Fonte: Climatempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 13° Máx. 30°

19° Sensação
26.8 km/h Vento
46.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Sábado (25/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas